O termo Compliance vem ganhando destaque crescente nos últimos anos, seja na imprensa nacional e internacional com também nas práticas corporativas. A aplicação de uma política organizacional alinhada aos interesses da sociedade proporcionou maior visibilidade, pois em um mundo cada vez mais conectado e pautado na transparência de gestão, a falta ou deficiência no controle da empresa pode resultar no vazamento de informações confidenciais ou em riscos que podem colocar em xeque a credibilidade e reputação organizacional. Acesse o conteúdo e também aprenda sobre como elaborar roadmaps de aplicação de políticas de compliance e elaboração de regulamentos internos e demais processos associados à transparência da gestão, como atuar em programa de prevenção ao crime de lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo e também implantar práticas de mitigação de riscos de fraudes corporativas. O Snack é 100% online, você só precisa ter acesso a internet, computador, tablet ou celular. Você poderá assistir quando, como e onde quiser! O conteúdo ficará disponível para consumo por 30 dias. É mais autonomia no seu aprendizado.
Gislene Cabral é Especialista em Governança Corporativa, Compliance, controles internos, prevenção e combate aos crimes de lavagem de dinheiro, corrupção e financiamento ao terrorismo. É advogada, com especialização (MBA) em Governança Corporativa pela FIPECAFI/USP e possui bagagem como docente na Trevisan Escola de Negócios e participações em órgãos como FEBRABAN e ACREFI. Possui larga experiência no setor com atuação em empresas de consultorias e grandes instituições como o Banco Volkswagen e a OR Realizações Imobiliárias S/A, sendo hoje a gestora de Controles Internos no Mercado Bitcoin, a maior Plataforma de Criptomoedas e Ativos Digitais da América Latina. Nestas jornadas, adquiriu muitos conhecimentos e desenvolver habilidades que me proporcionaram crescimento profissional, atuando como Head de Goveaprevenção à lavagem de dinheiro e mapeamento dos riscos potenciais e responsável por Programas de Integridade, elaboração de Código de Conduta e diversas ações para aculturamento institucional e condução de workshops no contexto da governança corporativa para adoção das melhores práticas do mercado.
Para aprofundar as suas habilidades relacionadas aos conceitos da Compliance e suas implicações para ações de prevenção às fraudes corporativas e à Lavagem de Dinheiro e de Financiamento ao Terrorismo, os temas abordados são:
– Pilares de programas de compliance
– Conceitos, abrangência, elementos e benefícios do compliance nas organizações
– roadmap de aplicação de políticas de compliance
– Regulamentos internos como apoio ao programa de compliance
– Governança corporativa e compliance
– Ambiente regulatório e compliance
– Lei anticorrupção
– PLD – prevenção e combate ao crime de lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo
– ética corporativa e seus benefícios para a gestão
– Fraudes corporativas
– Como implantar um programa de compliance
– Práticas de mitigação de riscos e combate a fraudes corporativas
A governança corporativa assegura que as estratégias, processos e valores organizacionais estão sendo corretamente seguidos, além de promover uma cultura de transparência na prestação de contas na empresa. As boas práticas de governança corporativa têm a finalidade de facilitar o acesso ao capital e, simultaneamente, contribuir para a sua perenidade do negócio e o bem comum. A relevância do tema tem sido crescente, especialmente por nortear as organizações para que alcancem os resultados esperados e garantam o alinhamento entre os interesses dos administradores com os donos do negócio, assim como a adoção de práticas sejam consoantes às expectativas das partes interessadas e à sociedade como um todo. Como parte do movimento global, as organizações brasileiras passaram a adotar ações orientados para ética empresarial e transparência, com destaque para as ações relacionadas a ESG (do termo em inglês Environmental, Social and Governance – ou, em português, ASG, referindo-se à Ambiental, Social e Governança). Acesse o conteúdo e aprenda mais sobre a evolução da Governança Corporativa no mundo, seus impactos para o mercado brasileiro com destaque para a Lei Sarbanes-Oxley, organograma da Governança Corporativa e atribuições do Conselho de Administração, importância da auditoria, impactos das questões éticas para as práticas na gestão organizacional e o uso de indicadores como parâmetro para avaliação das ações recomendadas. O Snack é 100% online, você só precisa ter acesso a internet, computador, tablet ou celular. Você poderá assistir quando, como e onde quiser! O conteúdo ficará disponível para consumo por 30 dias. É mais autonomia no seu aprendizado.
Samara de Carvalho Pedro é Docente e Pesquisadora na área de Gestão da Inovação e Tecnologia, Sustentabilidade, Gestão Estratégica e Governança Corporativa. É Doutoranda em Administração pelo Centro Universitário FEI (2019), Mestre em Administração pela Universidade Nove de Julho – UNINOVE (2019), Especialista em Formação de Docentes para Ensino Superior (2016) e Bacharel em Administração de Recursos Humanos (2013) pela Universidade Nove de Julho – UNINOVE. Possui conhecimento nos sistemas IBM SPSS Statistics, Smart PLS, R, HubSpot e Tableau. Foi Bolsista por produtividade no Programa de Educação Tutorial – CAPES/SESu – MEC. Atuou em Instituição de Ensino Superior na área acadêmica e financeira com a utilização de CRM, em projetos de Educação Corporativa, Gestão de Pessoas, Comportamento do Consumidor e Marketing.
Para aprofundar seus conhecimentos sobre a implantação de boas práticas de governança corporativa e o gerenciamento por meio de indicadores e auditorias, os temas abordados são:
– Aspectos fundamentais da governança corporativa
– Governança corporativa e stakeholders
– Pilares da governança corporativa
– Governança corporativa e conflito de interesses
– Governança corporativa e órgãos de sustentação legal
– Conselho de administração
– Governança corporativa e auditoria interna e externa
– Governança corporativa no mundo
– Ética na governança corporativa
– Responsabilidade social e ambiental
– Principais orientadores da boa governança
– Indicadores de desempenho para avaliação da governança corporativa
As entrevistas forenses representam uma técnica com alta eficácia que, combinada com outras técnicas analíticas e documentais, permite incluir elementos da comunicação tanto verbal quanto não-verbal nos processos, que vão desde as palavras com seus significados e intepretações até a investigação de mentiras a partir das microexpressões faciais e da expressão corporal. As técnicas de entrevistas são elaboradas para extração da informação de modo técnico e com a maior fidedignidade possível. Acredita-se que, durante a fase de investigação, uma testemunha idônea pode relatar fatos ocorridos, trazer a identificação de uma pessoa culpada, garantir a lembrança de fatos passados e relembrar de detalhes com altíssima credibilidade nas informações prestadas. Estes tipos de entrevistas são aplicados em processos de investigação de fraudes corporativas e outras ações no contexto de compliance, incluindo casos de assédio moral ou sexual, assim como problemas decorrentes da falta de transparência na comunicação que afetam igualmente a organização e sua reputação. Neste curso, você conhecerá técnicas para entrevistas por meio de análise de comunicação não-verbal, linguagem corporal e microexpressões faciais, os sinais de mentira e práticas de audição ativa. Compreenderá, também, a estrutura e o papel de um programa de compliance no nível da governança empresarial e como estabelece políticas e canais para implantação de ações e normas de conduta para o combate às fraudes, assédio e outras ações que rompam com boas práticas corporativas. Serão apresentadas também técnicas de entrevistas em casos de investigação interna após denúncias ou recomendações da auditoria. O Snack é 100% online, você só precisa ter acesso a internet, computador, tablet ou celular. Você poderá assistir quando, como e onde quiser! O conteúdo ficará disponível para consumo por 30 dias. É mais autonomia no seu aprendizado.
Célia Maria Castro Corrigliano atua como Perito Criminal de Classe Especial, com experiência como Perito Criminal de 1a. classe da Superintendência da Polícia Técnico Científica da Secretaria de Segurança Pública do Estado São Paulo; Núcleo de Toxicologia Forense do Centro de Exames, Análises e Pesquisas (CEAP) do Instituto Médico-Legal (atual); Perito Criminal Assessor da Diretoria no Núcleo de Toxicologia Forense do Centro de Exames, Análises e Pesquisas (CEAP) do Instituto de Médico Legal da Superintendência da Polícia Técnico Científica da Secretaria de Segurança Pública do Estado São Paulo, (2010- 2011); Perito Criminal Assessor da Diretoria no Núcleo de Exames de Entorpecentes do Centro de Exames, Análises e Pesquisas (CEAP) do Instituto de Criminalística, (2002- 2006); Núcleo de Toxicologia Forense do Centro de Exames, Análises e Pesquisas (CEAP) do Instituto Médico-Legal (1987-2002). Com especialização em Perícia Criminal pelo Centro Universitário de Maringá, graduação em Farmácia e Bioquímica Pontifícia da Universidade Católica de Campinas, (PUCCamp) e diversos cursos de formação e certificação nas áreas de Metrologia Forense, Antropologia Forense, Criminalística e Investigação Criminal. Atua também como docente, é tutora da rede de Ensino a Distância/Secretaria Nacional Segurança Pública e professora da disciplina “Introdução ao Estudo da Criminalística” e “Balística Forense” ACADEPOL – Academia de Polícia Civil Coriolano Nogueira Cobra – Secretaria da Segurança Pública de São Paulo.
Para aprofundar seus conhecimentos sobre entrevistas forenses, comunicação não-verbal e questões relacionadas às investigações de fraudes empresariais, os temas abordados são:
– Técnicas para entrevistas forenses
– Entrevistas forenses e falsas memórias
– Entrevistas forenses: aplicação da audição ativa
– Entrevistas forenses e identificação da mentira
– Entrevistas forenses e linguagem não-verbal
– Entrevistas forenses e análise de microexpressões faciais
– Entrevistas forenses e análise de fugas não-verbais
– Comunicação empresarial
– ética empresarial
– Programas de compliance
– Fraude empresarial
– Assédio em ambiente laboral
O compliance anticorrupção se expande globalmente com a aprovação de convenções internacionais para o enfrentamento da corrupção. Os programas adotados visam prevenir, detectar e sanar desvios, fraudes, irregularidades e atos ilícitos relativos à legislação ou mesmo às políticas internas de determinada empresa. A Lei Anticorrupção brasileira prevê a aplicação das sanções no âmbito da responsabilização administrativa a existência de mecanismos e procedimentos internos de integridade, auditoria e incentivo à denúncia de irregularidades e a aplicação efetiva de códigos de ética e de conduta no âmbito da pessoa jurídica. Acesse o conteúdo e aprenda mais sobre a FCPA – U.S. Foreign Corrupt Pratices Act, crimes contra a Administração Pública, Lei Anticorrupção (Lei n. 12.846/13), Lei de Improbidade Administrativa (Lei n. 8.429/92), Lavagem de Capitais (Lei n. 9.613/98), crimes contra a Ordem Tributária (Lei n. 8.137/1990) e condutas tipificadas no Direito Penal Econômico, responsabilidade penal dos representantes da empresa por ação e por omissão, processos de investigação interna, acordos de colaboração e whistleblowing. O Snack é 100% online, você só precisa ter acesso a internet, computador, tablet ou celular. Você poderá assistir quando, como e onde quiser! O conteúdo ficará disponível para consumo por 30 dias. É mais autonomia no seu aprendizado.
Otavio Augusto Venturini de Sousa atua na área de Direito Administrativo Global, Compliance e Direito Administrativo. Doutorando e mestre em Direito e Desenvolvimento pela Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas/SP (FGV Direito SP), Mestre em Direito e Desenvolvimento pela Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas/SP (FGV Direito SP) com bolsa do Programa CAPES/PROSUP e Graduado em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie com mobilidade acadêmica para a Universidade de Coimbra (Portugal). É professor em instituições como Escola de Negócios Saint Paul, Trevisan Escola de Negócios, Ibmec e já atuou com pesquisador na FGV-Law. É autor de livros e artigos na área de Compliance e Direito Administrativo. Liderou programa de integridade reconhecido pelo selo Pró-Ética (CGU) em 2018-2019. Desde 2020 é Vice-presidente na ABRADADE – Associação Brasileira de Direito Administrativo e Econômico e Membro da Câmara do Conselho de Ética na Abap Nacional (Associação Brasileira de Agências de Publicidade).
Para aprofundar seus conhecimentos sobre os crimes contra a ordem econômica e tributária, a partir dos conceitos de Criminal Compliance, seu embasamento legal e os aspectos processuais penais, os temas abordados são:
– Fundamentos jurídicos do compliance
– Compliance anticorrupção e panorama normativo
– Compliance anticorrupção: crimes contra a administração pública
– Compliance anticorrupção: a lei anticorrupção (lei nº 12.846/13)
– Compliance anticorrupção: a lei anticorrupção (lei nº 12.846/13) e as condutas proibidas e sanções
– Compliance anticorrupção: lei anticorrupção (lei nº 12.846/13) e as práticas de compliance em face da responsabilização jurídica
– Crimes de lavagem de capitais (lei nº 9.613/98)
– Crimes de lavagem de capitais (lei nº 9.613/98) e políticas de compliance para pld-ft
– Crimes contra a ordem tributária (lei nº 8.137/90)
– Crimes contra a ordem tributária (lei nº 8.137/90): apropriação indébita previdenciária
– Melhores práticas em compliance tributário
– Crimes contra a ordem econômic: abuso do poder econômico e formação de cartel
– Responsabilização criminal no âmbito corporativo e governança
– Investigação criminal de crimes econômicos e aspectos processuais penais
– Repercussões jurídicas das investigações internas
– Acordos de colaboração: definição e modalidades
– Benefícios dos acordos de leniência da lei anticorrupção (lei nº 12.846/13) e segurança jurídica
– Acordos de colaboração: melhores práticas em negociação e gestão de acordo de leniência
O risco é inerente a toda e qualquer atividade que realizamos e impacta diretamente no nosso dia a dia. Para entendermos o que é a gestão de riscos, precisamos entender alguns conceitos e conhecer ferramentas e metodologias para sua identificação, parametrização, avaliação e intervenção. Acesse o conteúdo e aprenda mais sobre o assunto, a partir de um material cuidadosamente selecionado para lhe apresentar uma visão abrangente e integrada para a “Gestão de Riscos Descomplicada” tanto para riscos operacionais como estratégicos. O Snack é 100% online, você só precisa ter acesso a internet, computador, tablet ou celular. Você poderá assistir quando, como e onde quiser! O conteúdo ficará disponível para consumo por 30 dias. É mais autonomia no seu aprendizado.
NELSON RICARDO FERNANDES DA SILVA possui destacada atuação nas áreas de Gestão de Riscos, Compliance, Governança, Controles Internos, PMO e BSC. Possui mestrado em MASTER IN BUSINESS IN ADMINISTRATION pela UNIVERSITY OF MANCHESTER (2014), Risk Management Course de Harvard e Curso de Gestão de Riscos pela Risk University. É membro do Institute of Risk Management (UK), oficial da reserva do Exército Brasileiro, ex-integrante das Nações Unidas (Peacekeeping Operations) e já ocupou cargos de senior manager e diretoria em empresas como Accenture, BRZ, detentor da patente do software de gestão de riscos PGR. É PROFESSOR CONVIDADO da Insper Instituto de Ensino e Pesquisa e da Trevisan Escola de Negócios, coautor de 4 livros, sócio fundador do Instituto ARC (Auditoria, Risco e Compliance) e sócio fundador do Portal de Gestão de Riscos.
Para aprofundar seus conhecimentos sobre a identificação, gestão e mitigação de riscos, tanto operacionais quanto estratégicos, os temas abordados são:
– Fundamentos de Gestão de Riscos
– Tríade da Gestão de Riscos
– Identificação de Riscos
– Gestão de Riscos: Apetite & Tolerância
– Avaliação de Riscos
– Categoria de Riscos
– Gestão de Riscos e Quantificação de Impacto
– Gestão de Riscos e Estimativa de Probabilidade
– Matriz de Risco
– Gestão de Riscos e Variável complementar
– Gestão de Riscos e Vulnerability Assessment
– Gestão de Riscos e Parametrização
– Mitigação de Risco
– Aplicações da Ficha de Risco
– Avaliação de Riscos e Bow-Tie Analysis
– Uso do 5W2H para Mitigação de Risco
– Gestão de Risco e Plano de Contingência
– Gestão de Crises
A análise de vulnerabilidade e mitigação de riscos é um assunto de grande importância no mundo atual, principalmente por fornecer elementos importantes para o entendimento das grandes corporações no mercado em um mundo globalizado. As ferramentas existentes para mapeamento da vulnerabilidade quanto para a mitigação de riscos fornecem subsídios para que as organizações compreendam tanto o comportamento interno às suas estruturas quanto ao cenário produtivo, financeiro, acionário e tecnológico. Acesse o conteúdo e aprenda mais sobre as oportunidades e vantagens proporcionadas a partir da compreensão das ferramentas quantitativas e qualitativas que permeiam a minimização das vulnerabilidades e os riscos associados às organizações, incluindo governança de riscos, efetividade nos controles, parametrização de riscos e plano de continuidade de negócios. O Snack é 100% online, você só precisa ter acesso a internet, computador, tablet ou celular. Você poderá assistir quando, como e onde quiser! O conteúdo ficará disponível para consumo por 30 dias. É mais autonomia no seu aprendizado.
ANTONIO PESCUMA JUNIOR atua como consultor e palestrante nas áreas de gestão, finanças e negócios, com destaque para Análise Econômica para Serviços de Saúde, Planejamento em Finanças, Projetos de Viabilidade e Avaliação de Tecnologias (ATS). Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Economia Política pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Graduado em Economia pela FSP/USP. É autor dos seguintes livros: Governança Corporativa, Finanças Públicas, Negociação Internacional e Economia Política. Como docente, é professor de MBA em renomadas instituições de ensino, como Trevisan Escola de Negócios, Anhembi Morumbi e Universidade Mackenzie, sendo também Professor Colaborador na área de Gestão em Saúde na Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), Universidade São Camilo, Faculdade de Medicina do ABC, e Hospital Alemão Oswaldo Cruz (FECS). Participa do Grupo de Avaliação em Tecnologias (ATS/Repats), INCOR. Consultor Econômico no HIGEA Diálise e Membro do Comitê de Gestão SBN.
Para aprofundar seus conhecimentos sobre ferramentas para análise de vulnerabilidade e metodologias para gestão de riscos, os temas abordados são:
– Pilares da gestão de riscos
– Identificação de riscos e governança
– Identificação de riscos e aplicação de tecnologias
– Avaliação de riscos e matriz de cenários
– Avaliação de riscos e metodlogia bow-tie
– Mensuração de riscos e análise de impactos
– Mensuração de riscos e ferramentas estatísticas
– Apresentação dos riscos e simulações
– Apresentação dos riscos e mensuração qualitativa
– Efetividade dos controles e mapeamento das vulnerabilidades
– Efetividade dos controles e parametrização
– Mitigação de riscos
– Gestão de risco e o ambiente empresarial
– Gestão de crise e análise de vulnerabilidade
– Gestão de crise e mapeamento de riscos
– A maturidade de riscos
– Governança de riscos
– Gestão de riscos e plano de continuidade de negócios
2023 Todos os direitos reservados | Trevisan - Escola de Negócios