Empreendedores e gestores se deparam diariamente com diversas questões de natureza econômica que exercem impacto para as empresas. O conhecimento de conceitos de macroeconomia e uso de indicadores é crítico para o ambiente de negócios, tornando-se essencial a construção de cenários econômicos para auxiliar na tomada de decisões estratégicas. Neste curso, além de compreender o funcionamento e os principais conceitos associados a estas políticas macroeconômicas, indicadores associados ao crescimento econômico-social e indicadores para análise de comércio internacional, também conhecerá os impactos da transformação digital pela perspectiva econômica. Acesse o conteúdo do curso e aprenda mais sobre todo o processo de transição da chamada Nova Economia para a Economia Digital e o contexto do mundo VUCA, o papel econômico da tecnologia e inovação, assim como os fatores que levam à emergência de uma nova visão de mercado e de comportamento no contexto da Economia Criativa e Colaborativa. O Snack é 100% online, você só precisa ter acesso a internet, computador, tablet ou celular. Você poderá assistir quando, como e onde quiser! O conteúdo ficará disponível para consumo por 30 dias. É mais autonomia no seu aprendizado.
Fabricio Pessato
Atua há 20 anos como professor universitário em cursos de Graduação e Pós-Graduação, palestrante e consultor na área financeira e de projetos de investimento. É membro do Instituto Brasileiro de Executivo de Finanças (IBEF). Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas e mestrado em Economia pela Universidade Estadual de Maringá. Experiência como gestor acadêmico na Coordenação de Cursos de Finanças e Ciências Contábeis no Grupo Ibmec, também é membro da Comissão Assessora da Avaliação ENADE para Gestão Financeira (INEP). Autor de livros, diversos artigos e participação em imprensa sobre economia e finanças.
Para aprofundar as suas habilidades relacionadas aos conceitos da Economia e suas aplicações para análise de cenários e compreensão no contexto da Transformação Digital, os temas abordados são:
– Introdução a cenários econômicos: lei da escassez, fluxo circular da renda e ciclos econômicos
– Cenários econômicos: indicadores macroeconômicos e sociais
– Cenários econômicos: sistema tributário brasileiro e regressividade tributária
– Políticas macroeconômicas e política fiscal
– Política fiscal: execução dos gastos públicos, déficit e endividamento
– Política monetária: representações e instrumentos
– Contas externas e comércio internacional: taxa de câmbio, mercado cambial e contas externas
– Contas externas, comércio internacional e balança comercial
– Comércio internacional: protecionismo, dumping e blocos econômicos
– Economia digital: da hipertrofia financeira ao mundo vuca
– Economia digital, criptomoedas e blockchain
– Economia criativa e transformação digital
Nos últimos anos grandes mudanças sociais, políticas, ambientais e econômicas ocorreram. Vivemos em um cenário cada vez mais dinâmico e, para entender por completo o marketing 4.0, é necessário conhecer essa nova realidade. A tecnologia mudou e moldou a nossa vida. Atualmente nós nos comunicamos, compramos e trabalhamos de diferentes formas, por isso podemos dizer que a conectividade é a maior agente de mudança no marketing. Acesse o conteúdo e aprenda mais sobre o processo de evolução do marketing tradicional para o 4.0 e as mudanças no perfil do consumidor, quais os impactos da chamada influência digital e a aplicação de ferramentas de marketing de conteúdo e storytelling. O Snack é 100% online, você só precisa ter acesso a internet, computador, tablet ou celular. Você poderá assistir quando, como e onde quiser! O conteúdo ficará disponível para consumo por 30 dias. É mais autonomia no seu aprendizado.
CARINA MARTELLINI possui experiência no mercado publicitário, já atuou em agências de publicidade, mídia indoor e co-branding, além de institutos de pesquisa e consultoria. Atualmente é empreendedora e atualmente é sócia do e-commerce Carina Martellini – joia conceito, que atua no segmento de joias com foco em pedras naturais, sendo responsável pelo desenvolvimento de todas as coleções e planejamento de marketing da marca. Graduada em Propaganda e Marketing (ESAMC Campinas-SP) e com MBA em Marketing (Fundação Getúlio Vargas -SP). Além do conhecimento da área de Marketing e Comunicação, estudou Design de Joias pela Faculdade Santa Marcelina, Fashion Business pelo Fashion Institute of Technology – NY – EUA, Design de coleção para o mercado de joias e bijuterias pela FAAP – SP e Coolhunting pela ESPM – SP. Com quatorze anos de experiência no ensino superior, como coordenadora de curso e professora universitária nos cursos de graduação, pós-graduação e MBA. Sua experiência como docente foi desenvolvida em Instituições como Senac, Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE), Escola Superior de Direito (ESD), Policamp, Unip e ESAMC.
Para aprofundar seus conhecimentos sobre as mudanças ocorridas no Marketing a partir da transformação digital e a emergência não apenas de novos perfis de consumidores, mas a consolidação de novas formas de comprar e se relacionar com as marcas, os temas abordados são:
– Cenário atual de marketing e experiência do consumidor
– A evolução do marketing – do tradicional ao 4.0
– O marketing 4.0
– Comportamento do consumidor e novos perfis
– Mudanças no comportamento do consumidor e novas formas de comprar
– Personas
– Marketing 4.0 e o novo processo de decisão de compra
– Influência digital
– Marketing digital
– Marketing de conteúdo: formatos e etapas
– Marketing de conteúdo e uso de storytelling
– Marketing 4.0 e humanização das marcas
A longevidade e sustentabilidade de um negócio passa por um processo estruturado de planejamento estratégico e aplicação de controles orçamentos para gestão das operações de forma coordenada entre as áreas. Para elaboração da estratégia, é essencial que a alta administração seja capaz de responder à seguinte pergunta: qual é o nosso negócio? Esta definição do negócio se refere às decisões relacionadas com o setor em que a empresa atua e/ou pretende atuar, permitindo que os esforços sejam direcionados à exploração das oportunidades. Com a clareza destas dos objetivos estratégicos, são definidas as prioridades e gerenciadas por meio de plano orçamentário, que contempla três grandes segmentos: o orçamento operacional, a orçamento de investimentos e financiamentos e a projeção das demonstrações financeiras. Acesse o conteúdo e conheça o processo de elaboração do plano estratégico, como elaborar cada uma das etapas do orçamento e quais as metodologias recomendadas para condução do processo. Além disso, será possível compreender a importância das orientações estratégicos para o processo de planejamento econômico-financeiro, o qual deve se basear no tripé decisorial, considerando as três dimensões: situação de liquidez, situação de endividamento/estrutura de capital e situação econômica, bem como a aplicação de indicadores e modelos para análise econômico-financeira. O Snack é 100% online, você só precisa ter acesso a internet, computador, tablet ou celular. Você poderá assistir quando, como e onde quiser! O conteúdo ficará disponível para consumo por 30 dias. É mais autonomia no seu aprendizado.
Pedro Cláudio da Silva construiu uma sólida carreira nem gestão financeira e experiência como executivo no setor público, atuando desde 1998 na Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A (Sanasa/Campinas), exercendo atualmente o cargo de Diretor Financeiro e de Relações com Investidores e Conselheiro de Administração (certificado pelo IBGC). É Mestre em Ciências Contábeis, pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP/SP), com MBA em Gestão Pública pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, da Fundação Getúlio Vargas (EBAPE/FGV). Graduado em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP). Como docente, atuou em instituições de ensino técnico (Colégio Evolução e Senac), de graduação (Fleming e Metrocamp) e de pós- graduação (IPEP, FGV, Anhanguera, Faesb, Unisal, Unip e Unimetrocamp), tendo lecionado disciplinas relacionadas à contabilidade gerencial, contabilidade intermediária e avançada, controladoria, perícia contábil, análise macroeconômica, contábil e financeira, finanças corporativas, finanças públicas, mercado financeiro, gestão de custos e análise das demonstrações financeiras. Atualmente é professor da Trevisan Escola de Negócios dos cursos de graduação em administração, contabilidade, tecnólogo em gestão financeira e EAD.
Para aprofundar seus conhecimentos sobre elaboração de orçamentos, em alinhamento às diretrizes estratégicas do negócio e metodologias mais utilizadas para controles empresariais, os temas abordados são:
– Negócios e sociedade: as grandes transformações que estão revolucionando o cenário global
– Análise do ambiente externo e diagnóstico empresarial
– Etapas do planejamento estratégico
– Ferramentas de planejamento e controle do planejamento estratégico
– Formação de preços
– Metodologias para orçamento empresarial
– Orçamento de vendas e produção
– Orçamento de materiais e estoques
– Orçamento de despesas gerais
– Orçamento de investimentos e financiamentos e projeção das demonstrações financeiras
– Controle orçamentário
– Indicadores e modelos de análise econômico-financeira
Para uma organização, o planejamento estratégico tem o papel como um “plano de viagem”, descrevendo onde a empresa quer chegar e qual caminho ela percorrerá para alcançar o destino. O seu processo de implantação envolve algumas etapas, que podem ser agregadas em cinco principais: desenvolvimento de uma visão estratégica, estabelecimento de objetivos, elaboração da estratégia para atingir os objetivos e a visão, implementação e execução da estratégia e, por fim, avaliação do desempenho e início dos ajustes corretivos. Acesse o conteúdo e aprenda mais sobre os cada uma das etapas envolvidas no planejamento estratégico, quais as metodologias aplicáveis para análise de cenários, como definir objetivos estratégicos e indicadores e, principalmente, quais os pontos de integração com a área de Controladoria para efetividade e controle das ações. O Snack é 100% online, você só precisa ter acesso a internet, computador, tablet ou celular. Você poderá assistir quando, como e onde quiser! O conteúdo ficará disponível para consumo por 30 dias. É mais autonomia no seu aprendizado.
Cristiane Lana da Silva possui mais de 20 anos de experiência na liderança de projetos, principalmente em Finanças e Administração, TI, Jurídico e Facilities. Com atuação na informação gerencial, reporte e controle, possui profundo conhecimento das normas internacionais de contabilidade, processo de custeio e orçamento, tendo participado de diversos programas de treinamento e conferências internacionais nos EUA, Europa e América Latina.É Mestre em Administração/Finanças pela PUC-SP (2019), com Pós-Graduação (Lato Sensu) em Gestão de Negócios com ênfase em Finanças, Controladoria e Auditoria FGV (2017), MBA Executivo Internacional FIA USP (2012) MBA em Finanças Saint Paul (2015) e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Paulista (2005) e graduação em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Atualmente é professora convidada presencial e EAD da Universidade de Santo Amaro, professora EAD na Trevisan Escola de Negócios, ministrando as seguintes aulas: planejamento estratégico, gestão de riscos, gestão estratégica de custos, matemática de seguros e patrimônio, contabilidade criativa e fraudes.
para análise de cenários e composição de indicadores e sua interface com a área de Controladoria, os temas abordados são:
– A evolução do planejamento estratégico
– Processo da implementação estratégica
– Planejamento estratégico e análise do ambiente interno
– Planejamento estratégico e análise do ambiente externo
– Formulação da estratégia competitiva
– Elaboração de cenários estratégicos
– Alianças estratégicas
– Objetivos estratégicos
– Balanced scorecard (BSC)
– Indicadores e sistema de controle gerencial (SCG)
– Estrutura e responsabilidades da controladoria
– Relatórios de desempenho financeiro
A Matemática Financeira possui diversas aplicações empresariais, como em decisões relativas ao fluxo de caixa da empresa, troca de equipamentos, lançamento de novos produtos, análise de projeto de investimentos, entre outras. Além disso, pode também ser aplicada às nossas vidas, seja em decisões de compra a prazo, financiamentos de veículos e crédito imobiliário, seja em análises e decisões de investimento, já que o objetivo principal da Matemática Financeira é o estudo do valor do dinheiro ao longo do tempo. Acesse o conteúdo e aprenda mais sobre um conceito básico da Matemática Financeira que é o juro, com exemplos e aplicações de juros simples e juros compostos, conceitos de equivalência de taxas, taxas de inflação e série de pagamentos, aplicações da calculadora financeira HP12C, incluindo aplicações na avaliação de projetos e métodos de análise de investimento, como payback, Valor Presente Líquido (VPL) e Taxa Interna de Retorno (TIR), verificando suas aplicações, cálculos, critérios de aceitação e limitações. O Snack é 100% online, você só precisa ter acesso a internet, computador, tablet ou celular. Você poderá assistir quando, como e onde quiser! O conteúdo ficará disponível para consumo por 30 dias. É mais autonomia no seu aprendizado.
MICHEL BERNARDO possui mais de 10 anos de experiência profissional em instituições financeiras, com passagem pelas áreas de CRM, Produtos, Análise de Mercado / Marketing e Riscos. Destacada atuação na coordenação das atividades de Business Intelligence no Itaú Unibanco, analisando estratégias para rentabilizar produtos e para retenção de clientes e na área de CRM do Bradesco. Possui destacada capacidade de criação de modelos em Excel e utilização de bancos de dados tanto com linguagem SAS, SQL, Power BI, com geração de análises, através de desenvolvimento de novas metodologias e de novas estruturações dos problemas. É Mestre em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica – USP, possuindo graduação nesta mesma instituição, MBA Executivo pelo Insper e pós-graduação em Finançastambém pelo Insper, com prêmio de melhor aluno. Na área acadêmica, além da docência e produção de conteúdo para materiais didáticos, atua como Coordenador de Cursos na área de Tecnologia e também como Avaliador de Cursos no MEC/INEP.
Para aprofundar seus conhecimentos sobre os princípios da Matemática Financeira e suas principais funções e aplicações, os temas abordados são:
– Matemática financeira: juros simples
– Matemática financeira: juros compostos
– Matemática financeira: taxas proporcionais e equivalentes
– Matemática financeira e introdução à utilização da hp12c
– Matemática financeira: séries de pagamentos
– Matemática financeira: índice de preços e inflação
– Matemática financeira: fluxo de caixa, valor presente e valor futuro
– VPL (valor presente líquido), TIR (taxa interna de retorno) e payback (tempo de retorno)
– Matemática financeira e aplicações em planilhas eletrônicas
– Sistemas de amortização de empréstimos a juros (sac)
– Sistemas de amortização de empréstimos a juros (price)
– Aplicação de matemática financeira em produtos financeiros
Para compreender o objetivo deste curso, responda à seguinte pergunta: Você já avaliou alguma coisa (carro, casa, moto etc.) para comprar ou para vender? Se fez isso, alguma vez na vida, com certeza tentou estabelecer um preço (valor) máximo para pagar pelo ativo, no caso de uma compra, ou de um valor mínimo com o qual você concordaria, caso você seja um vendedor. É sobre este processo aplicado às empresas que este curso aborda, apresentando os conceitos associados à avaliação de empresas, quais os fatores a serem analisados neste processo, aplicação do fluxo de caixa disponível para avaliação e indicadores para Valuation, Cálculo do Custo Médio Ponderado de Capital (CMPC). O Snack é 100% online, você só precisa ter acesso a internet, computador, tablet ou celular. Você poderá assistir quando, como e onde quiser! O conteúdo ficará disponível para consumo por 30 dias. É mais autonomia no seu aprendizado.
ALEXANDRE MENDES DA SILVA possui experiências nas áreas de Varejo, Economia das Organizações, Finanças Empíricas e Corporativas, Métodos Quantitativos Multivariados e Econometria Financeira. É Doutor em Administração na área de Economia das Organizações pela FEA-USP (2017), Mestre em Administração pela USCS (2010), Especialização em Controladoria pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2006), Especialização em Finanças de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2001) e Graduação em Administração também pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1997). Atua em Consultorias e também como Pesquisador da Fundação Instituto de Administração (FIA).
Para aprofundar seus conhecimentos sobre os fatores a serem analisados para uma boa valuation, as aplicações de análise do fluxo de caixa para avaliação e metodologias empregadas, os temas abordados são:
– Introdução à avaliação de empresas (Valuation)
– Fatores a serem analisados para uma boa valuation
– Fluxo de caixa disponível para avaliação: FLUXO DE CAIXA DISPONÍVEL DA EMPRESA (FCDE) e FLUXO DE CAIXA DISPONÍVEL DO ACIONISTA (FCDA)
– Fluxo de caixa disponível para avaliação – indicadores para valuation
– Valuation e Custo Médio Ponderado de Capital (CMPC)
– Cálculo do Custo Médio Ponderado de Capital (CMPC)
– Metodologias para valuation: Valor Contábil (MVC), Valor de Reposição (MVR) e Valor de Negociação (MVN), Valor Patrimonial de Mercado (MVPM) e Valor de Liquidação (MVL) p
– Metodologias para valuation: Método do Preço/Lucro (MPL)
– Metodologias para valuation: capitalização dos lucros (MCL) e Múltiplos de Lucros (MML) e Múltiplos de Lucros (MML)
– Metodologias para valuation: Método dos fluxos de caixa descontados (MFCD)
– Metodologias para valuation: Método do Valor Presente Líquido (MVPL), Taxa Interna de Retorno (TIR)
– Metodologias para valuation: Payback
2023 Todos os direitos reservados | Trevisan - Escola de Negócios